A pimenta além de realçar sabores possui grandes propriedades benéficas ao nosso organismo. Ela é anticarninogênica, antioxidante, vasodilatadora, antimutagênica, Termogênica, etc.
Um estudo mostra que ela pode reduzir em ATÉ 1000kcal ao dia por aumentar o gasto energético, mas é claro que para que isso aconteça ela teria que ser consumida diariamente em uma dose de aproximadamente 3g ao dia aliada à cafeína (porque não um chá verde?). Isso não é maravilhoso????
Só um alerta para as pimentas do reino, branca e preta, não indicaria elas para ninguém, elas se "grudam" na mucosa causando muita irritação podendo levar a problemas mais "chatos" , utilize as vermelhas, dedo de moça, malagueta, biquinho, pimenta rosa, algumas pretas também são boas como a jamaicana, etc. Mas evite as do reino!!!
Os molhos que existem prontos, industrializados, possuem muito sódio, somente um que costumo consumir possui muito menos quando comparado com os outros, o molho de pimenta da marca Tabasco vermelha, mas nada como preparar um molho caseiro de pimenta!! O sabor fica super diferente e o aroma delicioso! Além do mais, você pode brincar com os sabores...
O molhinho de pimenta base eu utilizo:
- 5 Pimentas dedo de moça ou qualquer outra vermelha, compre na feira ou no super mercado (TIRE AS SEMENTES);
- 5 col sopa de Azeite de Oliva Extra Virgem
- 1 col sopa deVinagre de Maça
Ponha no processador e bata até ficar um molho cremosinho, com alguns pedacinhos. Esta pronto!
Mas o melhor vem agora! Você pode brincar com o sabor do molho, um dia bata com manjericão fresco, outro dia com alecrim, orégano fresco, ou até mesmo deixe pronto variados sabores e opções pro seu dia-dia, pois é muito simples de fazer e fica realmente maravilhoso!!
Espero que tenham gostado!
Atenciosamente,
Júlia Rossini
Graduanda em Nutrição